sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Você sabe fazer uma Cisterna? 

Hoje em dia cada vez mais se fala em reaproveitamento de água para fins tais como: irrigar as plantas, lavar a calçada, lavar o carro e entre outras coisas. E uma das formas mais comum é o aproveitamento da água da chuva. Mas como fazer isso? É bem simples. 

Vamos lhe ensinar como construir um Minicisterna, para conseguir capitar quase toda água da chuva que cai na sua casa. Vem com nós, é bem simples. 


Observe na imagem abaixo o esquema de um sistema correto de Aproveitamento da Água de Chuva. Nele é mostrado um filtro e separador das primeiras águas de chuva. É usado uma peneira com malha fina, tipo tela mosquiteiro ou peneira grande de cozinha para barrar as sujeiras maiores. Depois a água vai para um recipiente, que pode ser um vaso ou um balde com um registo instalado no fundo e  um tubo na lateral conectado com a cisterna. O registro deverá ficar um pouquinho aberto para descartar as primeiras águas da chuva ou águas de chuvas fracas, que são águas que vão lavar a atmosfera e o telhado. Após alguns minutos de chuva (forte), esse balde estará cheio e vai começar a transbordar a água da chuva, já bem mais limpa, para dentro da cisterna através do tubo lateral.


IMPORTANTE: Nunca use a água de chuva para fins potáveis (como beber, fazer comida, lavar verduras, legumes, frutas, louças, tomar banho e lavar roupas) sem antes ter um laudo de um técnico sanitarista autorizado esse uso. 



Lista de materiais para montar um Minicisterna básica conforme desenho anterior: 

Tubos e conexões de PVC

1 Adaptador para válvula de tanque de 1 1/4'' x 40mm (branco)
1 Adaptador soldável com anel para caixa d'água 25mm (flange)
3 Anel de borracha de 75mm linha esgoto
1 Cap de 40mm (branco)
1 Cap de 75mm (branco)
1 Joelho 90° soldável e com rosca 25mm x 3/4'' (marrom) - opcional
1 Joelho de 45° de 75mm (linha esgoto - branco)
3 Joelho de 90° de 75mm (linha esgoto - branco)
1 Plug de 50mm (branco) ( tampinha para jogar cloro)
2 Tê de 75mm (linha esgoto)
1 Tubo de 25mm ( linha água fria - marrom) (só vai precisar de um pedacinho) - opcional
2 Tubo de 75mm x 3mm (linha esgoto)
1 Válvula de tanque 1.1/4'' ou Bucha de redução rscável de 1.1/4'' x 1'' (branco)
Obs: só comprar a Válvula de tanque 1.1/4'' ou a Bucha de redução roscável de 1.1/4'' x 1'' (branco) se encontrar o Adaptador para válvula de tanque de 1 1/4" x 40mm (branco). Se não encontrar, use a ponta de um galão de PET de 5,6 ou 10 litros; veja mais detalhes a seguir.

Os principais objetivos desse projeto são: 

  • usar a água para irrigação nos jardins. Assim, a água vai infiltrar na terra e irá para lençol freático, preservando o seu ciclo natural;
  • usar a água para irrigações nos jardins. Assim, a água vai infiltrar na terra e irá para o lençol freático, preservando o seu ciclo natural;
  • usar a água para lavagens de pisos, carros, máquinas e nas descargas no vaso sanitário;
  • minimizar o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes;
  • ser uma excelente ferramenta didática para as escolas. 

Agora é só fazer o seu e economizar! :) 















Nenhum comentário:

Postar um comentário