sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Problema: O Esgotamento dos Recursos Naturais 


Pela primeira vez na historia do planeta, que se há relato, o mundo pode ter uma extinção em massa causada por um ser vivo. Neste caso, por nós mesmo. 

A Organização Mundial do Comércio (OMC) afirma em seu relatório World Trade Report - Natural Resources que recursos naturais são "estoques de materiais existentes em ambiente natural que são escassos e economicamente úteis''. Ou seja, se forem usados de forma excessiva (e estão sendo) terminarão e teremos (já temos um) problema dos grandes. 

A situação é tão grave que, em março, cientistas liderados por Anthony Barnorsky, da Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, publicaram um estudo mostrando que estamos caminhando a passos largos na direção da sexta extinção em massa, uma situação na qual 75% das espécies do planeta simplesmente deixarão de existir. 

Recursos que estão em perigo: 

Água 

O abastecimento de água doce do planeta está ameaçado e, em consequência, nossa sobrevivência também. Quem alerta é a Organização das Nações Unidas (ONU). Mais de 1 bilhão de pessoas (18% da população mundial) não têm acesso a uma quantidade mínima de água para consumo. Agora, se mantivermos nosso padrão de consumo e de devastação do meio ambiente, o quadro irá se agravar muito rapidamente. Em 2025, dois terços da população do planeta (5,5 bilhões de pessoas) poderão ter dificuldades de acesso à água potável. Em 2050, o número pode chegar a 75% da humanidade. 



Alimentos

Estimativas da FAO, braço da ONU para agricultura e a alimentação, mostram que para alimentar a população humana em 2050 - até lá seremos 9,1 bilhões de terráqueos - a quantidade de alimentos produzidos no planeta deve aumentar em 70%. 



Petróleo

O ouro negro vai acabar um dia. Não sabemos ainda quando, mas a Agência Internacional de Energia publicou em seu relatório anual World Energy Outlook, 2010, que a produção de petróleo deve atingir seu pico por volta de 2035. Depois disse será ladeira abaixo. 


Carvão

Entre os combustíveis fósseis, o carvão é o que tem reservas espalhadas pelo maior número de países. Atualmente, mais de 100 têm em seu solo reservas comprovadas. As maiores estão nos Estados Unidos, Rússia, China, Índia, e Austrália. Mas, como todo combustível não renovável, o carvão um dia também terá fim.


Isso pessoal, não muito legal saber, temos que preservar.  E não espere, comece agora. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário