Problema: O Esgotamento dos Recursos Naturais
Pela primeira vez na historia do planeta, que se há relato, o mundo pode ter uma extinção em massa causada por um ser vivo. Neste caso, por nós mesmo.
A Organização Mundial do Comércio (OMC) afirma em seu relatório World Trade Report - Natural Resources que recursos naturais são "estoques de materiais existentes em ambiente natural que são escassos e economicamente úteis''. Ou seja, se forem usados de forma excessiva (e estão sendo) terminarão e teremos (já temos um) problema dos grandes.
A situação é tão grave que, em março, cientistas liderados por Anthony Barnorsky, da Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, publicaram um estudo mostrando que estamos caminhando a passos largos na direção da sexta extinção em massa, uma situação na qual 75% das espécies do planeta simplesmente deixarão de existir.
Recursos que estão em perigo:
Água
O abastecimento de água doce do planeta está ameaçado e, em consequência, nossa sobrevivência também. Quem alerta é a Organização das Nações Unidas (ONU). Mais de 1 bilhão de pessoas (18% da população mundial) não têm acesso a uma quantidade mínima de água para consumo. Agora, se mantivermos nosso padrão de consumo e de devastação do meio ambiente, o quadro irá se agravar muito rapidamente. Em 2025, dois terços da população do planeta (5,5 bilhões de pessoas) poderão ter dificuldades de acesso à água potável. Em 2050, o número pode chegar a 75% da humanidade.
Alimentos
Estimativas da FAO, braço da ONU para agricultura e a alimentação, mostram que para alimentar a população humana em 2050 - até lá seremos 9,1 bilhões de terráqueos - a quantidade de alimentos produzidos no planeta deve aumentar em 70%.
Petróleo
O ouro negro vai acabar um dia. Não sabemos ainda quando, mas a Agência Internacional de Energia publicou em seu relatório anual World Energy Outlook, 2010, que a produção de petróleo deve atingir seu pico por volta de 2035. Depois disse será ladeira abaixo.
Carvão
Entre os combustíveis fósseis, o carvão é o que tem reservas espalhadas pelo maior número de países. Atualmente, mais de 100 têm em seu solo reservas comprovadas. As maiores estão nos Estados Unidos, Rússia, China, Índia, e Austrália. Mas, como todo combustível não renovável, o carvão um dia também terá fim.
Isso pessoal, não muito legal saber, temos que preservar. E não espere, comece agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário