sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Como o aquecimento global esta afetando os recifes de corais. 


Nas ultimas décadas,com a elevação das temperaturas, pesquisadores tem se dedicado a estudar os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos. Um dos mais afetados são os recifes de corais, que consequentemente, prejudicam a sobrevivência de outras espécies. 


Em 1998, uma grande onda de calor aqueceu os oceanos e matou 16% dos corais em todo o mundo. O aumento da temperatura, que segundo os cientistas foi causado pelo El. Niño, foi considerado o primeiro grande evento mundial de branqueamento de corais. O desastre se repetiu em 2010 e, de acordo com a Organização Norte-Americana de Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA), neste ano deve acontecer a terceira leva de perda. 

A estimativa dos pesquisadores é de que o aumento nas temperaturas ocasione a perda do equivalente a 12 mil quilômetros e recifes afetados. 




O fenômeno de branqueamento em massa é causado pelo aquecimento do oceano. Os corais não conseguem suportar picos de altas temperaturas por um período longo de tempo, quatro a seis semanas já é suficiente para afetá-los. Quando a influência disso na vida marinha é colocada em cheque, percebe-se que o estrago é enorme. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário